É muito comum achar que o profissional de experiência do usuário dedica seu tempo em desenhar telas, mas acredite, a solução visual é a menor parte do trabalho de um UX designer.
Se pensarmos em um iceberg, ficará mais fácil entender que a parte visual de uma solução, também conhecida como UI, é aproximadamente 30% de todo o trabalho realizado por uma profissional de experiência do usuário.
Existe um grande esforço dedicado em pesquisa e testes antes de propor uma solução visual, que demanda a maior parte do trabalho, mas também é a parte que gera maior valor para os produtos digitais.
Só para ter uma ideia, antes de chegar na solução visual é preciso fazer alguns trabalhos estratégicos como entender os objetivos de negócio e as necessidades dos usuários.
É preciso também definir qual escopo será trabalhado para esta solução, para isso são feitas pesquisas, entrevistas, mapeamento de personas e até jornada do usuário.
Até aqui já dá bastante trabalho, mas ainda falta organizar a estrutura da solução, aqui, definimos o mapa do site, o fluxo de Navegação, arquitetura de informação, criamos protótipos navegáveis e validamos isso com os usuários finais antes de criar a solução visual final para o produto.
Esse trabalho costuma levar boa parte do tempo dedicado por um profissional por isso a solução visual é a menor parte do trabalho de um UX designer e muitas vezes não é compartilhado com todos os envolvidos no processo, muitas vezes fica a sensação de que o trabalho está demorando e quando o a solução visual é entregue, é comum as pessoas acharem que somente aquilo foi feito por não entenderem que aquela é apenas os 30% de um trabalho interno ardo, intenso e valioso feito por trás.
Gostou? Encontre freelancers para te ajudar a gerar valor para o seu negócio criando experiências incríveis através do design!
Deixe o seu comentário