Inovação não é área, é cultura

  1. Home
  2. Empreendedorismo
  3. Detalhe do artigo
Inovação não é área, é cultura

Isso mesmo, se você quer saber um pouco mais sobre inovação, vamos compartilhar um pouco das nossas percepções a respeito desse assunto e deixar claro que inovação não é área é cultura.

É muito comum empresas criarem área de inovação achando que esta ação será o suficiente para que novas soluções surjam criadas de forma inovadora.

A verdade é que inovação é um conjunto de boas ideias trabalhadas com pessoas que tem vários pontos de vistas diferentes, enriquecendo as possibilidades e trazendo clareza sobre todos os pontos de um problema.

Mais do que ter uma área de inovação, toda empresa que tem objetivo de inovar deve dedicar seu esforço na criação de uma cultura de inovação, onde todas as pessoas envolvidas no assunto tenha a liberdade de levantar dores, propor melhorias, e discutir possibilidades.

Criar soluções inovadoras depende de muitos fatores, a cultura de inovação viabilizar essa possibilidade, pois, envolve nas discussões quem realmente está no dia dia de produtos, processos e serviços da empresa trazendo uma visão holística sobre o que se pretende resolver.

Mesmo sabendo que inovação não é a área, é cultura, isso não impede uma empresa de ter o seu núcleo de inovação, essa “área“ será responsável por criar processos e fazer a gestão desta cultura, de forma institucional com os colaboradores.

É de responsabilidade da área de inovação criar um ambiente que fomente a discussão para soluções inovadoras, trazendo todas as pessoas necessárias e validando as ideias geradas. Muitas vezes isso acontece em um local dedicado para esse tipo de atividade, conhecido como laboratório de inovação que por sua vez, pode ser batizado com o nome que tenha haver com os objetivos da iniciativa na instituição.

É muito importante que uma iniciativa de inovação tenha o endosso dos gestores, ou seja, que parta de cima pra baixo não como uma demanda, mas sim, como um estímulo para que os colaboradores entendam a importância e o valor da iniciativa, caso este apoio não aconteça, a possibilidade de uma iniciativa como essa se tornar marginalizada e fraca é muito grande.

Agora é a hora de colocar em prática a cultura de inovação e aproveitar todas as boas oportunidades que seus colaboradores podem gerar para o seu negócio. Use nossos freelancers para te apoiar essa iniciativa.

admin

Autor desde:: 27/09/2021

Deixe o seu comentário